Nessa era onde tudo e todos estão correndo, o tempo é o item mais valioso. A gente pode comprar muita coisa com todo o dinheiro que ganha em troca de passar 20h num escritório, mas não podemos comprar o tempo que deixamos de passar com família, amigos e até sozinho, conhecendo novos lugares, tendo novas experiências, viajando, lendo livros, estudando. Nos dias de hoje, ter mais tempo pode ser muito mais interessante do que ter mais coisas.
Outro dia li um conteúdo bem interessante que refletia sobre tempo e nossas desculpas. Desculpas que damos a nós mesmos quando achamos que o que temos, de verdade, é falta de tempo. Hoje eu busco mostrar pra você e pra quem quiser me ouvir que tempo é questão de gestão e prioridade.
Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. — Cheshire, Alice no país das maravilhas, Lewis Carroll
E eu não estou falando sobre metas. Estou falando do que é importante pra você. Se pra você é mais importante ficar dentro do escritório não importa quantas horas, tudo bem. Mas se mais importante do que isso é estar junto com pessoas que gosta, então está na hora de rever o porquê você não consegue passar mais tempo fazendo o que quer.
Isso não vale somente para quem trabalha de escritório através de um contrato de prestação de serviços. Isso vale, tanto quanto, para quem tem seu próprio negócio, para quem tem seu empreendimento ainda na sala de casa, para quem faz home office seja lá pra quê. Quem trabalha de casa pode sofrer muito mais com falta de tempo do que parece.
O fato de estarmos em casa não quer dizer que temos tempo. Às vezes é bem ao contrário: o fato de trabalharmos de casa faz com que nos enrolemos até, de fato, não termos tempo para nossas prioridades.
Ter mais tempo pra que?
Então eu te pergunto: você quer ter mais tempo pra que? É pra poder sair mais? Pra poder passar mais tempo com a família? Pra poder ver os amigos? Só sabendo pra que você quer, que você irá conseguir pensar em como arranjar tempo.
Para quem trabalha de casa, não tem jeito: precisa planejar o seu tempo, o seu dia, a sua semana e o seu mês. Quem trabalha home office pode ter mais tempo do que quem trabalha num escritório com 10km de distância de casa, mas só se souber e estiver disposto a organizar seu próprio tempo.
Eu já tive épocas que não conseguia tempo pra ler, não tinha tempo nem ânimo pra sair. A partir do momento que comecei a trabalhar de casa pensei: se sou eu que faço minha agenda, não posso reclamar que não tenho tempo pra ler. E, se quer saber, é essa a verdade. Hoje eu almoço com amigos, inclusive aqueles que tem horários rígidos por trabalharem em empresas convencionais. Hoje eu consigo ler mais livros e estudar mais. Hoje eu consigo ter ânimo pra sair aos finais de semana e até durante a semana se eu me planejar bem.
Aqui no blog tem diversos conteúdos sobre organização pessoal – alguns sobre calendários e rotinas, técnicas de gestão de tempo, dicas pra fazer o que precisa ser feito, planejamento, alguns para home office e até os mais lidos de produtividade. Mas pra tudo isso você precisa estar com a mente e coração aberto para aceitar que só depende de você. Não adianta dizer que não teve tempo porque a semana foi corrida, se você nem ao menos tentou planejar ela. Só te digo que é possível. E qualquer coisa, me manda uma mensagem que a gente conversa.