top of page
  • Foto do escritorBruna Diniz

Como acessar suas milhões de listas de todo lugar

We love listas! \o/ Te digo isso porque o que eu mais vejo são as pessoas procurando por aplicativos e mais aplicativos para gerenciar listas. Até quem não gosta de lista, acaba listando tudo.

Mas listar por listar não nos leva a lugar nenhum. Muito menos se listamos tudo em todo lugar e nunca sabemos onde está – mesmo que esteja digital, pra quem usa três aplicativos deve ser uma loucura!

Então vamos pegar esses muitos caderninhos de listas que tem aí, esse bloquinho da bolsa, esse post-it com imã na geladeira e essa penca de arquivo Word que você cria. Vamos unificar tudo para termos em um único lugar sempre à mão?


Os muitos aplicativos de listas

Tem muitos, muitos e muiiiitos aplicativos para listas. É um negócio muito louco. Tem até aplicativos bem segmentados, como é o caso dos que servem apenas para lista de compras no mercado; também tem aqueles que são todos bonitosos e estilosos e nem sempre tão funcionais.

Poderia falar de diversos como o Clear, Wunderlist, Any.do, MinimaList e até o Evernote. Mas você lembra que eu gosto mesmo é de praticidade?


Todoist, o meu queridinho para listas

Não é questão só de amor, é questão de funcionalidade. O Todoist é prático e funcional e ponto. Ele funciona na web, no Mac e no Windows, no iOS e no Android; além de ter integração com navegadores, emails e outros aplicativos.

Ele lista, risca da lista, separa por projeto, separa por etiqueta, filtra, adiciona data e recorrência, tem alarme, pode adicionar comentário e arquivo, compartilha e define responsável por tarefa.

Além de tudo isso, ele tem uma excelente usabilidade pro usuário e é bonito – porque sim, isso importa pra mim e provavelmente também deve importar pra você, mesmo que não tenha percebido.


Listas criativas

Aplicativos que separam as listas por projetos, como é o caso do Todoist, nos dão a possibilidade de criar tudo quanto é tipo de lista. Seja pessoal ou profissional, pra casa ou pro negócio, pro projeto da faculdade ou projeto pessoal, ou até tudo isso junto.

Você pode ter um projeto Casa e lá adicionar todas as atividades de casa, bem como projetos como compras, mercado e manutenção. Também pode ter um projeto Hábitos e criar tarefas recorrentes para conseguir evoluir cada um deles. Um outro chamado Finanças e adicionar todas as contas que paga juntamente com as datas de recorrência, principalmente aquelas que pagamos anualmente e são mais fáceis de serem esquecidas. Ainda pode ter um projeto Automóvel e criar tarefas referente a revisão, manutenção, troca de óleo, lavagem e etc.

São diversas as possibilidades – isso porque nem entrei no assunto trabalho. Você não precisa sair criando tudo de uma única vez, mas pode ir criando aos poucos, conforme sentir necessidade ou quiser experimentar uma nova maneira de gerenciar suas tarefas corriqueiras.


Produtividade e organização X listagem

Veja que hoje não estou aqui para te mostrar o quanto você pode ser produtivo e organizado com o Todoist. Eu só quero te mostrar que toda essa papelada cheia de lista que tem aí na sua mesa e em todo lugar, você pode centralizar no Todoist. Depois de centralizar, você pode editar sua lista de qualquer dispositivo – seja no celular, tablet ou computador – e de qualquer lugar onde estiver.

Tá na fila? Vai riscando o que já foi feito pelo celular. Precisa se planejar em casa? Vai criando item a item na lista pelo seu computador. Tá no computador do amigo e precisa ver o que tem que fazer agora? Acessa pela web e dá uma conferida.

O Projeto Vida Sem Papel é essa praticidade. É remover esses papeis soltos da nossa vida. Remover essa montanha de coisas que temos e nunca sabemos onde deixamos. É centralizar tudo na nuvem para podermos acessar de qualquer dispositivo, de qualquer lugar e em qualquer momento. É ter praticidade e liberdade para acessar suas próprias informações.

Então sim, você pode testar diversos e diversos aplicativos de listas. Mas procure algum multiplataforma e na nuvem, como é o Todoist. Eu também posso te contar as 6 funções que mais gosto nele, como comecei a usar e como foi minha evolução.

bottom of page