top of page
  • Foto do escritorBruna Diniz

Show your work, as 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto

Quem é empreendedor sabe o quão difícil é se divulgar. Não é uma dificuldade isolada, pelo contrário, todos acabam passando por isso um dia. A gente acaba lendo livros e mais livros de auto-divulgação, questionando os mais experientes, procurando um caminho junto dos amigos que passam pelo mesmo, mas no final o resultado não é como esperávamos.

Austin Kleon vem nos dizer que estamos fazendo tudo do avesso. :P Austin é autor do bestseller Roube como um artista – que já tem resenha aqui no blog. Enquanto Roube como um artista fala sobre você roubar a influência de outros, Show your work vem te dizer como você pode ser a influência que os outros irão roubar.


Logo de início Austin já conta uma das verdades que ninguém quer encarar: você precisa ser achável. Você não encontra sua audiência, eles te encontram pelo ótimo trabalho que você faz. E te digo que ele tem toda razão – não que você não tenha que fazer sua parte. :P


Também levanta um ponto interessante para os apressadinhos: o processo – que é tão importante quanto o produto final em si. Além de precisar dar uma atenção maior para o processo, você pode divulgar partes dele com o seu público. Mostre como as coisas são feitas e como não são tão perfeitas assim – afinal, quem tá do lado de lá te acompanhando também gosta de ver que você é tão serumaninho quanto eles.


Esse livro é um grande aprendizado e está na minha lista de releitura. Dentro das 10 dicas, Austin ainda fala sobre como divulgar seu trabalho, como ensinar o que sabe para o seu público, como histórias são importantes e tantos outros pontos mais, dá uma espiadinha:



Show your work não tem versão em português, mas você consegue achar a versão em inglês aqui no Brasil através do site da Amazon, tanto em formato físico como digital.

bottom of page