• Bruna Diniz

Produtividade Máxima, como ser mais eficiente

Eu acho produtividade uma coisa bem relativa. Produtividade é uma para mim e outra para você. Tudo depende dos objetivos e metas que traçamos para cada um. Tem quem trabalhe 4 horas por dia e quem trabalhe 12 horas e ambos podem ser produtivos, ou seja, sua produtividade máxima pode ser bem diferente da minha. Produtividade, para mim, é quando consigo organizar meu tempo considerando não só o trabalho, como tarefas pessoais e lazer. Se consigo organizar meu dia e semana de forma a ter um equilíbrio e resolver as pendências, pronto! Sinto que tive um dia produtivo. :)


A brasileira Tamara Myles também aborda o equilíbrio em seu livro Produtividade Máxima – como assumir o controle do seu tempo e ser mais eficiente e conta seu método de trabalho. Segundo Tamara, nossa produtividade é como a pirâmide de Maslow – sendo as necessidades mais básicas a base da pirâmide e uma coisa levando a outra.


Pirâmides? Como assim?

Maslow diz que não conseguimos alcançar o topo, nossa Realização Pessoal, sem antes estar estabilizado nos demais andares da pirâmide. Tamara diz o mesmo para sua pirâmide de produtividade máxima, ou seja, ela acredita que se vivemos num caos não conseguimos nos alinharmos com nossas atividades e objetivos, muito menos enxergar nossas possibilidades.



Pirâmide de necessidades – Maslow | Mais info aqui!

Concordo com ela em muitos pontos. É muito difícil permanecermos num estágio com a base estando num caos. Não vou dizer impossível, mas que a pessoa terá um rendimento menor e será consequentemente menos produtivo do que poderia ser, isso não posso negar.



Pirâmide da Produtividade Máxima – Tamara Myles


Produtividade Máxima, como assumir o controle do seu tempo e ser mais eficiente por Tamara Myles

O livro da Tamara Myles vai bem além de uma explicação do método dela. Ela fala das áreas da pirâmide e a importância de cada um. Você também vai encontrar um teste bem bacana para identificar em qual posição está na pirâmide e será guiado pelo método para continuar na evolução. E ainda vai encontrar dicas e exemplos referente aos andares da pirâmide, falar sobre estilo pessoal de organização, priorização, importância e urgência, perfeccionismo, a importância e definição de objetivos e vários outros tópicos.


Se você tá imerso num caos e nem sabe onde está e por onde começar, uma boa leitura pro seu momento seja a Produtividade Máxima. Não é um livro muito grande e é bem gostosinho de ler. O meu está cheio dos post-its, ó:


Aproveita e me conta: já leu o Produtividade Máxima? Me fala também como tá sua vida agora: um caos, a caminho da produtividade ou produtiva?

Quem é cheio dos compromissos sabe o quanto pode ser difícil gerenciar uma agenda. A gente até pode ser old school e manter tudo na agenda física, mas eu queria mesmo é te mostrar como uma Vida Sem Pa

Agenda de contatos é uma coisa que temos desde sempre, cada um do seu jeitinho. Antes era mais comum termos alguns números decorados, mas nos dias de hoje a agenda de contatos é essencial. Eu tinha ag