Se tem uma coisa que me deixa maluca é email desnecessário na minha caixa de entrada. Eu gosto de encontrar lá emails essenciais, daqueles que precisam de uma resposta ou informativos, como seu livro já foi despachado e será entregue até amanhã. Os outros, não. Quando me refiro aos outros, falo principalmente das newsletters. Todos os dias chegam vários desse tipo. Aí bate aquela coisa: mais um email com novidades, se eu cancelar, vou perder. Então não cancelamos e vem chegando mais e mais emails. Até o momento que você enlouquece com tanta coisa na sua caixa de entrada, perde o que realmente precisa ser respondido e ainda compra o que não precisava. Por isso eu uso os filtros: para não enlouquecer, deletar tudo ou começar meu dia extremamente irritada.
Filtros filtrando tudo que deve ser filtrado
Em um dia de revolta eu não deletei as newsletters. Pelo contrário, abri uma por uma. Copiei o email do remetente, adicionei um filtro para que todo email vindo daquele endereço iria ignorar a caixa de entrada e ir direto para a pasta newsletter, incluindo os que já haviam chego.
Configuração que gosto para newsletters :)
Uma atividade que não é das mais empolgantes, mas um processo bastante útil para o futuro. Os doidos da organização como eu, vão amar. Os demais, força que o resultado é bacana! :)
Manutenção dos filtros
Depois da aplicação dos filtros, sua caixa de entrada deve estar linda sem aquele monte de coisa que não devia estar lá. Mas lembre-se que sempre estamos nos cadastrando em novos sites, sempre aparece aquele lugar que não envia newsletter há tempos e sempre aparece aqueles indivíduos que nem deviam ter nosso email, ou seja, às vezes vai chegar algumas newsletter que não foram filtradas ainda. Nesses casos, quando chegar o email já aplique o filtro para que nas próximas vezes ele não caia na caixa de entrada. Eu faço essa manutenção todas as vezes que chega um email indevido na minha caixa de entrada – é uma ação que não me toma mais do que 1min, por que deixar pra depois?
Newsletters indesejadas
Tem também aquelas newsletters que já não nos interessam, né mesmo? Nessas eu cancelo logo que recebo. Abro, vou lá em descadastrar-se – vale ressaltar que no gMail alguns vem com essa opção ao lado do nome do remetente, e pronto. Feito. E para os SPAMs… Bom, nesse caso, aperta aquele botão bacana “reportar spam” e seja feliz. :)