top of page
  • Foto do escritorBruna Diniz

5 coisas para deixar de fazer e economizar tempo

Tem certas coisas na vida que simplesmente precisamos deixar de fazer. Às vezes fazemos por hábito, às vezes por solicitações de terceiros, às vezes nem sabemos o motivo, mas lá estamos nós fazendo certas atividades que não agregam e nem fazem sentido com a nossa vida.


Muitos planejamentos semanais furam justamente por causa disso. A gente sai dizendo sim pra tudo e optando por situações sem ao menos pensar no que aquilo trará de bom ou ruim para nós.


Só quem tem o tempo apertadinho sabe como é difícil encaixar aquele café, aquele call ou até mesmo aquela leitura. Quando a gente tem um objetivo claro, precisamos lutar contra o tempo e as situações para não sairmos da rota.

Vamos supor que esteja estudando para passar num concurso, acredito que todo tempo será crucial. Aí você se perde nas redes sociais, lendo artigos que não eram necessário e quando vê o dia acabou. É disso que estou falando. Desse tempo aí que desperdiçamos sem ao menos perceber.


1. Redes Sociais

Ah, que maldade retirar a rede social! Mas me diz, o que tanto você faz lá o dia todo além de rolar a página e xeretar na vida alheia? A gente não percebe, mas perdemos muito tempo nas redes, principalmente no Facebook. Só por curiosidade, instale o Rescue Time no seu computador e confere quanto tempo passa nas redes sociais.


2. E-mail

Pode parecer que não, mas perdemos totalmente o foco só de ficar olhando nossa caixa de 5 em 5 minutos ou de estarmos preocupados olhando na aba do navegador se a quantidade de e-emails mudou. Então estabeleça horários para conferir seus e-mails de uma a três vezes ao dia, conforme o volume que recebe.

E acredite, nada é tão urgente para ser tratado por e-mail. Se for urgente de verdade, alguém irá te ligar. Caso contrário, os novos e-mails podem aguardar para a próxima vez que conferir a caixa.


3. Whatsapp

Deixa eu te contar uma coisa: não é porque tem uma mensagem no seu Whatsapp que você precisa responder agora, tá bom? E outra coisa, muito, muito, muito importante: não é porque você leu a mensagem, que não tem direito de não responder, ok? É seu tempo, suas mensagens, seu Whatsapp. Responda quando puder ou te der na telha.

Também não espere que a outra pessoa te responda na hora – às vezes ela não está com o celular perto, às vezes está ocupada ou às vezes (não se choque, por favor) ela só não quer te responder agora.

A gente perde bastante tempo de papinho no Whatsapp. Tem casos que vale a pena dar uma ligadinha pra pessoa e resolver de uma vez e otimizar seu tempo. E não me venha com papo de que é de outro País, Estado, operadora ou seja o que for, ligue via Whatsapp mesmo.


4. Youtube

Você vai lá só pra ver um vídeo rapidinho, né? Acontece que o Youtube é muito ligeiro e, quando o vídeo acabar, ele vai te oferecer outro semelhante em seguida. Fora os vídeos na barra lateral que vão chamar sua atenção. Aí clica em um, clica em outro e pronto… Lá se foi 1h. Nesse tempo você poderia ter lido aquele livro que tanto queria ou ter ido tomar um café com um amigo; mas não, o tempo se foi e você nem percebeu enquanto via vídeos que provavelmente nem eram tão interessantes assim.


5. Jogos no celular

Eu adoro jogos estilo Candy Crush, sabe? Aí você pensa: vou jogar só essa fase. Quando vê, passou mais de 30 minutos só no joguinho. Não estou dizendo para não ter seu momento de lazer, longe disso, mas antes de se perder, dá uma conferida nos seus horários ou coloque o alarme para tocar para não perder a noção do tempo enquanto joga.

Então eu te pergunto: será que a gente não tem tempo mesmo, ou nós que não sabemos gerenciar?

bottom of page