Nuvem: o que é e como pode te ajudar

Ultimamente estamos tão conectados que só percebemos isso quando ficamos off-line. Embora seja muito importante nos desconectarmos um pouco todos os dias, não é disso que vim falar. Eu quero te mostrar como podemos facilitar o dia a dia através da tecnologia e conexão e não tenho como falar sobre isso sem te explicar o que é a nuvem.

 

O que é a nuvem?

Não vamos falar daquela que fica no céu e muito menos sobre os termos técnicos. Quero mesmo é te explicar como essa tal de nuvem nos ajuda o tempo todo sem sabermos.

Se você usa o Google Drive, Dropbox ou iCloud, você usa a nuvem. Se você edita seus arquivos de texto através do Google Docs ou Evernote, você usa a nuvem. E, de certa forma, se você usa o gMail você também tá usando a nuvem.

A nuvem nada mais é que um ambiente (servidor) oferecido por uma empresa que você pode se conectar via internet, de qualquer lugar ou aparelho, através de um usuário e senha, para você acessar e/ou editar arquivos.

A ideia da nuvem é você poder utilizar suas ferramentas sem precisar armazenar os aplicativos e arquivos no seu computador. Ainda que tenhamos diversos aplicativos instalados em nosso computador, podemos ter, sim, todos nossos arquivos na nuvem – estejam eles armazenados só lá ou espelhados em nosso computador também.

 

Porquê eu gosto tanto da nuvem

Porquê eu gosto de ter mobilidade. Quando divulguei a ideia do Projeto Vida Sem Papel, comentei o quanto isso é importante no meu dia a dia.

Hoje estou em casa com o computador, amanhã posso estar na rua somente com o celular e outro dia só com a tablet – e o que a nuvem tem a ver com tudo isso? Se meus arquivos estiverem na nuvem em formato compatível para edição pela nuvem, posso trabalhar de onde estiver e não importa com qual aparelho eu esteja.

Quem nunca sofreu ao esquecer a versão correta do texto no pendrive que ficou no escritório? Quem nunca passou por um aperto por não ter enviado aquela imagem por email? Quem nunca se desesperou quando percebeu que deixou o caderno de anotações em casa e agora está no avião indo para uma viagem de 15 dias? Pois é por tudo isso que eu gosto da nuvem. Se tá lá, não importa onde eu esteja, vou conseguir acessar.

 

E no final das contas…

A nuvem te ajuda a ter todos os seus arquivos, anotações, imagens e informações digitais em suas mãos – basta ter internet e um dispositivo (device). É uma questão de praticidade, liberdade e mobilidade.

 

E aí, tá pronto pra ficar nas nuvens?