Como organizar uma semana lotada

Às vezes acontece de termos uma semana mais cheia que a outra e saímos correndo atrás do tempo. E às vezes uma semana cheia se torna várias semanas cheias. Mas e aí, como organizar uma semana lotada e tomar conta de tudo sem enlouquecer?

Eu me deparei com mais atividades nessa semana, sem contar as atividades que ficaram de fora por um tempo e que vão voltar logo. Minha cabeça tava tão aturdida que eu nem conseguia pensar em como resolver tudo.

Bagunça mental pode nos deixar mais ansiosos e enxergar menos saídas para a solução. Então o primeiro passo é (sem reclamar, hein?) se planejar. Não adianta, você aí que não gosta do planejamento, é o melhor caminho – a não ser que você queira enlouquecer, aí tudo bem.

 

Como planejar sua semana muito louca

Eu adoro lista – e você que me acompanha sabe, não é mesmo? Então vamos começar por elas.
Liste aí tudo o que você precisa fazer e quantas vezes por semana elas devem acontecer. Você precisa ir na academia 3 vezes na semana? Inclui. Você precisa fazer um trabalho 2 vezes na semana? Anota.
Aproveita e adiciona quanto tempo você vai demorar (mais ou menos, vai!) em cada atividade.

 

Como desenhar e organizar uma semana lotada

Agora abre lá o seu Google Calendar em modo semanal – porque eu adoro ele, mas pode ser o iCalendar da Apple ou o calendário que você quiser. Se for à mão, opte pelos post-its ou desenhe os blocos para representar as horas.

Crie eventos para todas as atividades já considerando o tempo de cada uma. Para as que se repetem, crie eventos com a opção de repetição para não precisar criar um por um. Crie tudo em um único dia – vamos supor que sua semana muito louca começa na segunda, então crie todos os eventos no domingo anterior.

Depois de criar tudo, bora arrastar cada macaco pro seu galho. Comece por atividades que já possuem data e hora para acontecer – o seu treino é um desses, certo? Começa por aí. Adicione também seu horário de acordar, café da manhã, almoço, janta.

Aí começamos a arrastar os outros eventos para os dias da semana. Vamos conseguir visualizar a semana toda e encontrar as janelas e ir encaixando as atividades restantes. É como brincar de quebra-cabeças – encaixamos as que cabem conforme os horários que forem sobrando.

Também é muito importante adicionar os eventos referentes a deslocamento. A não ser que more do lado da sua reunião, você vai precisar se locomover até lá e, se mora em SP como eu, sabe que isso pode consumir um tempo danado. Então preveja isso para seu planejamento não furar.

Esse aí em cima é um dia da minha semana planejada através do Google Calendar. Veja como definir início e fim de uma atividade é importante para visualizarmos se tudo realmente cabe no nosso dia. Ainda conseguimos ver as janelas que sobram, olhe ali na parte da manhã.

Repare também que adicionei só 30min para o meu deslocamento, que é suficiente para essa atividade. Se você for demorar mais, adicione realmente o quanto vai precisar, mesmo que seja 1h30.

 

Analisando o planejamento

Você precisa ser frio e calculista aqui, ok? Não adianta pensar “ah, eu acho que dá tempo!”, se tá inseguro, remaneje.

Eu tive um desses problemas nessa semana e a opção que encontrei foi acordar mais cedo para dar conta de tudo. Ah, você não quer? Então veja se alguma dessas atividades podem ser feitas durante o horário da noite, mesmo que seja após o expediente.

Se temos uma semana muito cheia, não adianta enlouquecer e puxar os cabelos. Se planeje e abra mão de alguma coisa. Eu abri mão de um almoço de 1h e de começar a trabalhar mais tarde, mas preferi dessa maneira do que ir dormir 00h – porque muita gente consegue, mas eu não funciono muito bem depois das 23h. :P

 

Me conta aí, como você planeja a sua semana? E se não planeja, testa aí e vem me contar depois!