Como criar uma agenda de contatos funcional

Agenda de contatos é uma coisa que temos desde sempre, cada um do seu jeitinho. Antes era mais comum termos alguns números decorados, mas nos dias de hoje a agenda de contatos é essencial.

Eu tinha agendas anuais de papel e os contatos ficavam nas últimas páginas, aí todo final de ano era preciso repassar os dados para a nova agenda. Já o meu avô guardava todos os números, com uma letra minúscula, num papelzinho bem dobrado dentro da carteira. Ainda teve aquela agenda de contatos eletrônica que era exclusiva para os contatos – quem lembra dessa?

Até chegarem nossos queridos celulares que armazenavam no chip e perdíamos tudo depois. Acontece que essa questão do chip ainda existe, principalmente para usuários Android. Então vamos acabar com essa coisa de perder ou não saber onde estão seus contatos?

 

Escolhendo a agenda de contatos

Tenho duas maneiras bem funcionais e práticas de armazenar seus contatos. Você pode escolher conforme os aparelhos e contas que utiliza.

1. Agenda de Contatos no iCloud

Se tem um aplicativo que funciona muito bem, integra perfeitamente com a nuvem e é fácil de ser utilizado, é o Contatos da Apple. Quem utiliza os aparelhos como iPhone, iPad e Mac, tem essa grande vantagem ligada ao iCloud.

Eu procurava opções de agendas até começar a usar Apple. Aí o Contatos tomou meu coração.  Ele integra muito bem entre todos os seus aparelhos, disponibilizando todos os seus contatos em todos os aparelhos que tiver. Mas é importante você ter certeza que o seus contatos estão indo para o iCloud, dá uma conferida:

1. Acesse seu iPhone
2. Abra o aplicativo Ajustes
3. Encontre o menu iCloud
4. Ative a opção Contatos

Sincronizando seus contatos com o iCloud significa que todos eles estarão na nuvem da Apple. Dessa forma você consegue acessar por outros aparelhos que também estiverem conectados a sua conta iCloud – outro iPhone, um iPad e até mesmo um Mac.

 

2. Agenda de Contatos no Google Account

Para quem é fã do Android ou aplicativos Google, mesmo que use Apple, pode optar pela agenda de contatos disponível nas contas do Google. Ela fica bem escondida dentro do seu Gmail (podia facilitar, hein Google?), bem aqui, ó:

Se você nunca acessou essa área, provavelmente estará um caos de tanta bagunça – mas muita calma antes de surtar! Deixa eu te explicar: todos os emails para quem você já enviou estarão armazenados aí, além dos contatos que você tem no seu telefone.

Mas atenção: é preciso configurar a agenda de contatos no seu celular e tablet Android para que os contatos passem a ser armazenados na sua conta do Google ao invés de serem armazenados no SIM Card (o famoso chip).

E para quem tem Apple, é preciso acessar o aplicativo Ajustes no iPhone, depois o menu Contatos, entrar na opção Contas e lá adicionar sua conta Gmail para seus contatos serem sincronizados com sua conta Google.

 

Adicionando todas as informações necessárias

Não é só telefone que precisamos guardar, não é mesmo? Temos celular, alguns telefones residenciais e outros comerciais, endereços da casa e do escritório, email, aniversário, contas das redes sociais, endereço de sites, anotações pra saber de onde conhece a pessoa, etc.

É bacana tirarmos um dia, ou algumas horas por dia, para organizarmos toda a agenda. Às vezes vamos juntando informação e mais informação com a correria e nunca sabemos quem é aquele fulano que tá na lista – e só depois de deletar o contato descobrimos que era ele quem ia resolver nosso problema. Quem nunca?

Também podemos criar grupos de contatos para nos ajudarmos a lembrar que aquelas pessoas fazem parte daquela empresa que trabalhou lá no início da carreira, que aquelas outras fizeram faculdade com você em 19-e-bolinha e por aí vai. No Google é bem simples de agrupar, já na Apple é preciso acessar o aplicativo Contatos no Mac ou no site do iCloud.

 

Sync.me facilitando a nossa vida no gerenciamento da agenda

Sync.me é um aplicativo muito bacaninha para iOS e Android que ao se conectar com suas contas do Facebook, Twitter e Google identifica os contatos e consegue trazer informações das redes sociais para sua agenda do smartphone.

Você poderá escolher quais informações que ele irá importar das redes sociais – adoro a opção de foto do perfil e aniversário :D -, quem será importado e quem não, corrigir algum contato e sincronizar manualmente pessoas que estão com nomes diferentes na sua agenda e nas suas redes – que nesse caso o Sync.me não conseguirá entender que são a mesma pessoa.

Ele também tem a opção SPAM Detector que é bem interessante. Com essa função ativada dentro das configurações do aplicativo, o Sync.me identifica se é ou não SPAM a ligação que está recebendo – sabe aqueles números chatos que te ligam e quando você atende, desligam? Então, esses aí e muitos outros. Ele não irá bloquear a ligação, mas irá te informar na tela.

 

Então me diz, onde você armazena e gerencia seus contatos?

  • Carolina De A S

    Adoro a Apple neste sentido de organização e facilita muito a vida. A dica do Icloud eu não sabia e já alterei! Thanks for the tip! Recentemente estou testando os do Google, e também tenho achado bastante interessante e completo. Spam detector é interessante também! Espero que a Apple a a Google desenvolvam algo assim em breve he he he (economia de app :) . Agradeço o post! beijus

    • Ainda bem que é de outra empresa, senão vira monopólio e acaba os jobs dos programadores! hahaha :P
      A Apple tem muitos aplicativos bacanas, mas nem todos são tão bem sincronizados com o iCloud como é a agenda de contatos. =)